domingo, maio 30, 2010

*JABULANI* A Bola Oficial da Copa do Mundo da África do Sul de 2010*


Conheça a Adidas Jabulani - a bola oficial da Copa do Mundo de 2010A Adidas Jabulani é a bola oficial do Mundial de 2010 na África do Sul. Desenvolvida pela Adidas, empresa alemã de equipamentos esportivos, a Jabulani foi apresentada antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em 4 de dezembro de 2009, na Cidade do Cabo.
Jabulani em Isizulu significa "Celebração" , língua banta, original do povo zulu. O IsiZulu é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Os outros idiomas oficiais do país sede da Copa do Mundo de 2010 são representados nas 11 cores diferentes da Jabulani.
O número das cores da Jabulani também representam os 11 jogadores iniciais das equipes, as 11 comunidades da África do Sul que receberão os eventos da primeira Copa do Mundo na África.A bola Adidas Jabulani será a bola oficial da Copa do Mundo de 2010, mas estreou no Mundial de Clubes da FIFA de 2009, nos Emirados Árabes Unidos.
A Jabulani também foi testada no Torneio Clausura 2010 da Argentina e no campeonato de 2010 da MLS, principal liga de futebol dos Estados Unidos.A Adidas Jabulani Angola é uma versão usada na Copa das Nações Africanas de 2010. A Adidas Jabulani Angola se diferencia da bola oficial da Copa do Mundo de 2010 nas cores de Angola, país sede do CAN 2010.
Na Copa das Confederações de 2009 na África do Sul foi utilizada a Adidas Kopanya, bola oficial com a mesma estrutura da Adidas Europass.A Adidas Jabulani foi construída usando um projeto novo, consistindo em apenas oito gomos em 3D unidos termicamente para dar à bola um formato perfeitamente cilíndrico.
Anteriormente as bolas de futebol tinham mais gomos (14 na última Copa do Mundo) e estes eram planos. Esta nova tecnologia promete dar mais precisão aos chutes, aderência e melhor trajetória no ar.
O design da bola oficial da Copa do Mundo de 2010 foi feito para lembrar a diversidade e a harmonia da África do Sul, país também conhecido como Nação Árco-Íris, pela diversidade de povos e etnias.
*
*Fonte:

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails