HISTÓRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MEMÓRIA NA CIDADE DE QUEIMADOS
Denise Guerra dos Santos – denise.guerra@yahoo.com.br
Maria de Fátima Muniz Machado- proffatimamuniz@hotmail.com
INTRODUÇÃO
No jovem município de Queimados identificamos marcas históricas que foram plantadas desde o período colonial brasileiro e que permanecem até os dias de hoje. Devido a sua localização intermediária entre a antiga capital brasileira, Rio de Janeiro, e os demais municípios do Recôncavo da Guanabara, Queimados se situa em um território privilegiado, facilitador e necessário às comunicações entre os vizinhos guanabarinos e outras cidades brasileiras. No entanto, muito pouco deste passado fora descrito em documentos oficiais. Vemo-nos tomados pela possibilidade de descobrir tesouros adormecidos na cidade de Queimados, e, quem sabe, através de “Encontros e Conexões” descortinar tramas e teias tecidas com os fios da memória dos municípios do entorno da cidade. Desta forma, tomamos como ponto de partida alguns pontos históricos, imagens da cidade, a cultura corporal através das danças, jogos e brincadeiras, e as vozes dos queimadenses representadas pelo alunado da Escola Municipal Professor Washington Manoel de Souza, no sentido de implicar os cidadãos de Queimados numa reflexão memorial para valorização das riquezas patrimoniais materiais e imateriais da cidade.
OBJETIVOS
· Estimular nos alunos da E.M. Professor Washington Manoel de Souza a busca e o reconhecimento de recortes históricos da cidade de Queimados.
· Valorizar a cultura oral e cultura corporal queimadense através da pesquisa e prática de brincadeiras e danças populares vivenciadas pelos alunos e seus familiares.
· Contextualizar as pesquisas e reflexões dos alunos da escola em questão através da prática de saídas pedagógicas, vivências com brincadeiras do folclore brasileiro, participação em apresentações de danças populares e étnicas, uso de atividades plásticas para representação imagética dos materiais pesquisados.
· Sustentar as pesquisas e práticas interdisciplinares através dos valores civilizatórios afro-brasileiros (memória, ancestralidade, oralidade, corporeidade, ludicidade, territorialidade, musicalidade, circularidade, cooperação) visto a sua pertinência comum as disciplinas em questão.
· Participar de atividades de integração (Encontros e Conexões) entre a cidade de Queimados e os municípios vizinhos para troca de informações e experiências sobre um passado comum, um presente desafiador e um futuro promissor.
METODOLOGIA
Foram utilizados para levantamento e catalogação de fontes a pesquisa bibliográfica em Alberti (2005), Daolio (2004), Geertz (1992), Vigotsky (1994); pesquisa virtual em www.acordacultura.org.br(2011); entrevistas; estudo de campo e atividades laboratoriais.
Inicialmente trabalhou-se através do estudo bibliográfico, explanação e debates os conhecimentos teóricos embasadores das práticas propostas. Em seguida os alunos foram estimulados à saídas pedagógicas na cidade de Queimados (Ruínas do Parque Ipanema, Cemitério etc), a realização de
práticas expressivas com atividades da cultura corporal (brincadeiras populares, Maculelê, jogos), representação plástica do patrimônio material encontrado nas saídas pedagógicas (Ruínas do Parque Ipanema, fragmentos da arte Renascentista em Queimados), entrevistas sobre as brincadeiras com os pais e os avós, apresentação dos trabalhos desenvolvidos através da mostra pedagógica do município, compartilhamento de vivências lúdicas entre os alunos do 2º segmento com os alunos do 1º segmento, exposições e apresentações na E.M. Professor Washington Manoel de Souza. Em conformidade com a formação continuada promovida pela Secretaria de Educação de Queimados as professoras de Educação Física e História participaram do concurso de trabalhos escolares Professor Alberto Pirro, e do curso Encontros e Conexões, sobre “História da Baixada Fluminense”.
PÚBLICO ALVO:
Segundo Segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Washington Manoel de Souza extensivo à comunidade local e municípios vizinhos.
CONCLUSÃO
Observou-se uma valorização da auto-estima, da corporeidade e do pertencimento à cultura queimadense, bem como, um aumento qualitativo dos argumentos críticos na fala dos (as) alunos (as), sobre o seu pertencimento. Os objetivos traçados para este trabalho foram contemplados já que os instrumentos utilizados permitiram o conhecimento histórico proposto e a análise de seu conteúdo ofereceu subsídios à valorização do patrimônio histórico material e imaterial pelas vozes dos (as) nossos (as) alunos (as) integrando os Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros ao cotidiano escolar. Buscou-se dar as crianças e aos adolescentes a oportunidade de expressar-se, conhecer a sua história e investir num caminho de busca da essência do ato, da memória, da oralidade e do pertencimento idealizando o prazer de reconhecer-se como parte de uma importante cidade brasileira. Por fim, concretizando a última etapa dos objetivos traçados, ocorreram interações com troca de informações e experiências com os municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, através do curso promovido pela Secretaria de Educação de Queimados “Encontros e Conexões - História da Baixada Fluminense” culminando com uma integração final com o município de Vassouras.
*Agradecemos em especial à SEMEC Queimados e ao profº Nilson Henrique pela oportunidade e riqueza do curso História da Baixada Fluminense ministrado no projeto "Encontros e Conexões"!
práticas expressivas com atividades da cultura corporal (brincadeiras populares, Maculelê, jogos), representação plástica do patrimônio material encontrado nas saídas pedagógicas (Ruínas do Parque Ipanema, fragmentos da arte Renascentista em Queimados), entrevistas sobre as brincadeiras com os pais e os avós, apresentação dos trabalhos desenvolvidos através da mostra pedagógica do município, compartilhamento de vivências lúdicas entre os alunos do 2º segmento com os alunos do 1º segmento, exposições e apresentações na E.M. Professor Washington Manoel de Souza. Em conformidade com a formação continuada promovida pela Secretaria de Educação de Queimados as professoras de Educação Física e História participaram do concurso de trabalhos escolares Professor Alberto Pirro, e do curso Encontros e Conexões, sobre “História da Baixada Fluminense”.
PÚBLICO ALVO:
Segundo Segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Washington Manoel de Souza extensivo à comunidade local e municípios vizinhos.
CONCLUSÃO
Observou-se uma valorização da auto-estima, da corporeidade e do pertencimento à cultura queimadense, bem como, um aumento qualitativo dos argumentos críticos na fala dos (as) alunos (as), sobre o seu pertencimento. Os objetivos traçados para este trabalho foram contemplados já que os instrumentos utilizados permitiram o conhecimento histórico proposto e a análise de seu conteúdo ofereceu subsídios à valorização do patrimônio histórico material e imaterial pelas vozes dos (as) nossos (as) alunos (as) integrando os Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros ao cotidiano escolar. Buscou-se dar as crianças e aos adolescentes a oportunidade de expressar-se, conhecer a sua história e investir num caminho de busca da essência do ato, da memória, da oralidade e do pertencimento idealizando o prazer de reconhecer-se como parte de uma importante cidade brasileira. Por fim, concretizando a última etapa dos objetivos traçados, ocorreram interações com troca de informações e experiências com os municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, através do curso promovido pela Secretaria de Educação de Queimados “Encontros e Conexões - História da Baixada Fluminense” culminando com uma integração final com o município de Vassouras.
*Agradecemos em especial à SEMEC Queimados e ao profº Nilson Henrique pela oportunidade e riqueza do curso História da Baixada Fluminense ministrado no projeto "Encontros e Conexões"!
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